creditos: elaine gaspareto

terça-feira, 21 de junho de 2011

História do Fluminense

Fluminense Football Club


Fluminense Football Club é uma agremiação polidesportiva e cultural brasileira, fundada a 21 de julho de 1902, sediada na capital do Rio de Janeiro, sendo uma sociedade civil de caráter desportivo, tendo como principal atividade o futebol.
Quando Oscar Cox fundou o Fluminense Football Club em 21 de julho de 1902, numa casa localizada no número 51 da Rua Marquês de Abrantes, no bairro do Flamengo, não poderia imaginar que um clube marcado pela nobreza logo cairia no gosto popular. Desde os seus primórdios, o Tricolor teve entre seus sócios e frequentadores representantes das famílias mais tradicionais do Rio de Janeiro. Há várias décadas, o clube se mantém entre as 12 maiores torcidas de um país com tamanho continental. A sua bela sede, situada no bairro de Laranjeiras, de estilo neoclássico, combina com a criatividade e a paixão demonstrada pelos seus torcedores.

O Tricolor foi a primeira associação fluminense que prosperou fundada para a prática do futebol, sendo também o Decano dos grandes clubes brasileiros, inspirando a criação de vários clubes de futebol com o seu nome no Brasil e no exterior, tendo em sua camisa as cores grená, verde e branco.

Em 15 de julho de 1904, após leitura de carta de Oscar Cox e Mário Rocha enviada da Inglaterra na Assembleia Geral Extraordinária, o Fluminense trocou a camisa anterior, de cor cinza e branco, pela tricolor. Devido à impossibilidade de conseguir tecido na cor cinza, porque não existia no mercado, eles sugeriram as cores grená, branco e verde. A indicação foi posta em votação e aceita de imediato.

Apesar dos inúmeros serviços prestados ao esporte e à cultura do país, foram as grandes conquistas nos gramados que alçaram o Fluminense à lista de um dos clubes mais populares do Brasil. Quando o futebol ainda engatinhava no país, o Tricolor consolidava sua condição de elite esportiva com o tetracampeonato estadual 1906-1909, alcançando o tricampeonato entre 1917/1919, época em que o futebol do eixo Rio-São Paulo começava a levar públicos relevantes aos estádios.

O Fluminense se desprendeu da condição de ser apenas um clube da elite a partir da primeira metade da década de 1920, quando o futebol brasileiro finalmente penetrou na cultura das camadas mais populares da sociedade, tendo sido um dos baluartes na luta pela profissionalização dos jogadores em 1933, deixando de restringir a prática do futebol aos associados dos clubes ou aos falsos amadores de alguns clubes, que praticavam o então chamadoprofissionalismo marrom.

Ver continuação completa da história

Fonte: Wikipédia a Enciclopédia Livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário